domingo, 9 de agosto de 2009

GRIPE A - ÚLTIMAS INFORMAÇÕS

PRIMEIRA MORTE POR CAUSA DA GRIPE A
Na sexta-feira foi confirmada a primeira morte por gripe A em Blumenau. Uma mulher de 26 anos estava internada desde o dia 25 de julho no Hospital Santo Antônio. Por causa de complicações da doença ela estava na UTI e já havia feito uma cesariana para dar à luz a uma criança. Josiane de Freitas faleceu por volta da uma hora da tarde e foi o primeiro caso de morte em Blumenau por causa do vírus H1N1.

ESTUDANTE FURB
Além da morte de uma mulher de 26 anos por causa da Gripe A, também faleceu em Blumenau uma estudante da FURB que estava internada no Hospital Santa Catarina. Mas ainda não há confirmação se foi por causa da nova gripe. A universidade informou em nota oficial que aguarda um posicionamento da Vigilância Epidemiológica do município para um possível cancelamento das atividades.

PREVENÇÃO
A partir desta segunda-feira as servidoras públicas gestantes de Blumenau, que trabalham com o público, vão ser remanejadas ou licenciadas por 21 dias. A medida é para prevenir casos de Gripe A, tendo em vista que as gestantes são o principal grupo de risco. A licença poderá ser prorrogada de acordo com a avaliação das autoridades municipais. As gestantes abrangidas pelo decreto devem apresentar atestado de gravidez na sua unidade de trabalho.

HOSPITAIS LIMITAM VISITAS
Devido ao aumento de casos suspeitos e comprovados de Gripe A em Blumenau, o Hospital Santa Catarina está restringido a quantidade de visitantes por paciente. A medida tem por objetivo manter a segurança de visitantes, pacientes, colaboradores e membros do Corpo Clínico.
Os pacientes internados em quarto coletivo podem receber um visitante por vez. Já nos quartos privativos, dois visitantes por vez. Os pacientes com suspeita de Gripe A, independentemente do tipo de internação, podem receber apenas duas pessoas durante o período de internação.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
E nesta terça-feira começa a funcionar em Blumenau a Central de Apoio ao Atendimento da Síndrome de Gripe, criada pela Secretaria de Saúde para desafogar o atendimento da doença ns hospitais do município. A central vai funcionar, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, no Ambulatório Geral Heinz Schraeder, na rua Itajaí, 260, bairro Vorstardt, próximo ao Hospital Santo Antônio. A Central será composta por profissionais médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem e vai atender exclusivamente os casos de gripes no município. A medida deve agilizar também os atendimentos nos postos de saúde. . Lembrando que os principais sintomas da gripe A são febre igual ou superior a 38 graus, dor de garganta e dificuldade respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário