segunda-feira, 19 de abril de 2010

PANCADARIA EM POMERODE

Olá pessoal!
Tudo bem?

Depois de três meses sem escrever no blog, estou voltando à ativa.
Peço desculpas pela ausência, mas a corredia do dia-a-dia não permitia mais a atualização deste espaço.
Espero agora conseguir reservar um tempinho para, pelo menos, duas vezes por semana colocar comentários e informações sobre Blumenau e região.

; )

E a primeira notícia não é nada boa.

MANIFESTAÇÃO EM POMERODE TERMINA EM PANCADARIA

Integrantes das ONG’s Amabicho e Aprablu foram feridos durante uma manifestação contra a puxada de cavalos, na cidade de Pomerode.

O fato aconteceu por volta das 14h deste domingo. Alguns participantes da quinta rodada da puxada de cavalos começaram a agredir com pedras e pauladas (isso mesmo) os voluntários das ONGs que faziam um protesto contra a puxada.

Um colega de profissão, cinegrafista da TVBV, e que inclusive trabalhou comigo na Ric Record, Deluca Jr, também foi agredido e teve o equipamento destruído.

Os agressores também impediram a equipe da Ric Record de sair do local. Fecharam o carro da emissora e pediram a fita com as imagens das agressões. Por sorte, a Polícia Militar chegou naquele instante e abriu caminho para nossos profissionais saírem do confronto. Mesmo assim, eles foram ameaçados caso voltassem ao município.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Em primeiro lugar, nem farra do boi, nem puxada de cavalo é tradição ou cultura na nossa região. Pelo contrário, é um crime contra os animais. É um ato desumano e cruel. Portanto, não pode ser estimulado pelos governos municipal ou estadual ou por organizações.
Quero ver quem ache que não é desumano puxar toneladas e toneladas de carga ou ser maltratado até a morte.

Em segundo lugar: tão violenta quanto a puxada, foi a agressão dos participantes. Algumas pessoas ficaram bastante feridas e chegaram a ser encaminhadas aos hospitais da região. Outras passaram mal pelo confronto. A imprensa quase foi calada pela violência. Profissionais que estavam apenas trabalhando foram agredidos. E isso não pode ficar impune. Pelo menos essa é a nossa esperança....

Por fim, termino com a frase de Gandhi:

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados” (Mahatma Gandhi)

3 comentários:

  1. Eu achei que precisaria comentar isso. Mas, pensando bem, acho que é algo sem comentários. O seu texto já disse tudo. Que bom que estás de volta por aqui.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. No nordeste os jegues foram trocados por motos a muito tempo e por aqui continuamos ainda a ver cavalos puxando carroças ou submetidos a esse tipo de coisa em pleno século 21. Pomerode parou no tempo...

    ResponderExcluir
  3. Vocês já foram a um matadouro de bois ou galinhas?

    ResponderExcluir