domingo, 8 de janeiro de 2012

DESABAFO - Maus-tratos aos animais

Com muita tristeza recebi hoje a notícia de mais uma situação de maus-tratos aos animais aqui na região. Desta vez, um homem (se é que podemos chamá-lo assim) arrastou uma cachorrinha com uma corda em uma bicicleta até a morte. O fato aconteceu durante a tarde, na cidade de Pomerode.

Faltam-me palavras para expressar tamanha a minha indignação e o meu espanto.
Espanto porque não consigo acreditar que um ser humano seja capaz de uma atitude dessas. Realmente, não entra em minha cabeça! O que faz um “ser humano” cometer tamanha atrocidade, tamanha violência? Será que eles acham isso normal?

Indignação porque apesar da crueldade, nada acontece com o agressor. Alguem viu a mulher que enterrou um cachorro vivo em Blumenau ser punida? Ou o homem que estrangulou um cachorro na cidade de Rio Negrinho? Ou o outro que espancou e colocou uma cadela dentro de um saco plástico? E os milhares que abandonam os animais? Alguem foi punido??? Infelizmente, tenho certeza que não.

O pior ainda é saber que a punição aos agressores é tratada com ironia na Câmara dos Deputados. E mais, é motivo de piada entre os parlamentares! Dos vários projetos que tramitam sobre o assunto, nenhum foi votado. Aliás, nem adiantaria, pois nenhum deles realmente prevê que o acusado seja rigorosamente punido.

Na tentativa de se esquivar, eles defendem que há outros projetos mais importantes, como na área da saúde e da educação. E eu pergunto, o que eles tem feito pela saúde e pela educação? Será que tratar os animais com respeito também não deveria ser uma prioridade? Será que isso não é educar o povo? Quando eles vão arranjar um tempo para conseguir “analisar”os outros assuntos, junto com a educação e a saúde? Afinal, esse é o trabalho deles, não é mesmo...Se não há tempo, troquem a folga de sexta-feira por uma sessão...

As autoridades também tratam o assunto de forma secundária. Blumenau, por exemplo, não tem ao menos um Centro de Zoonoses. E as ONG’s da área não recebem nenhum – repito, nenhum – incentivo do governo.

Em Brusque uma iniciativa ao menos tentou amenizar o problema. O próprio prefeito fez uma Lei municipal para punir com multa (afinal, tem gente que só se conscientiza quando pesa no bolso) os agressores.

Pergunto novamente: qual prefeito aqui da região copiou o projeto? NENHUM.
Parece que esses casos de crueldade estão cada vez mais comuns. Mas ninguém se mexe, ninguém faz nada. Ninguem VÊ!

ENQUANTO NINGUEM QUER FAZER NADA, o que a gente não pode é achar normal. Porque quem comete hoje uma violência contra os animais, amanhã pode fazer contra uma criança e no outro dia, COM VOCÊ!

Danubia de Souza
Jornalista indignada.



ASSISTAM, POR FAVOR, O VÍDEO DA CADELA AGREDIDA

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/morre-cadela-deixada-ferida-dentro-de-saco-plastico-20111226.html?question=0

E O DA CACHORRA ENTERRADA VIVA

http://blumenauempauta.blogspot.com/2011/07/cadela-enterrada-viva.html




Situação de maus-tratos também em Gaspar.

Um comentário:

  1. Realmente é muito triste de se ver...e uma vergonha nenhuma autoridade tomar providências...realmente o Ser Humano é um caso perdido...por isso gosto tanto dos animais...

    ResponderExcluir