segunda-feira, 28 de maio de 2012

PROIBIDO FILMAR

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de Santa Catarina baixou uma normativa proibindo qualquer tipo de foto ou imagem nos Casep`s (Centro de Atendimento Sócioeducativo Provisório). A determinação, por coincidência, saiu logo após a denúncia de precariedade no Casep de Blumenau. Segundo a assessoria da Secretaria, a medida foi tomada para segurança dos menores infratores do Estado.
RELEMBRANDO O CASO
O Casep de Blumenau há anos vem sofrendo com a falta de investimentos. E as consequências afetam tanto os menores infratores, quanto os funcionários. Os funcionários por não terem o mínimo de segurança. As janelas da instituição são de madeira, as portas estão quebradas e eles não podem utilizar nenhum equipamento de segurança. Em caso de rebelião (como já ocorreram dezenas...) o jeito é render-se e rezar para não acontecer o pior (porque torturados, roubados e ameaçados já foram diversas vezes).
E, os menores infratores, sofrem com a precariedade da estrutura. Hoje, funciona apenas um banheiro e um chuveiro para os 18 jovens da instituição. Há ratos dentro das celas e até mesmo no armazém, onde é guardada a comida dos internos.
CONCLUSÃO
O que me faz concluir que a solução para garantir a “segurança dos menores” não é proibir filmagens, mas sim, arrumar o que a casa precisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário