quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gripe A: descartada possibilidade de vacinação em massa


Prefeitos dos 14 municípios da AMMVI se reuniram hoje para discutir a compra da vacina contra a gripe. Após uma hora de reunião, as autoridades concluíram que não será possível vacinar toda a população do Vale do Itajaí.

Segundo eles o problema não é financeiro, mas sim, uma questão de logística. O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, informou que entrou em contato com todos os laboratórios do Brasil e nenhum possui estoque suficiente para atender a demanda da região.

Também foi cogitada a importação da vacina, mas a entrega do material levaria 3 semanas. Segundo a Vigilância Epidemiológica essa opção não serviria para controlar o surto, pois as pessoas precisam receber a imunização antes do pico da doença - que vai acontecer daqui a 3 semanas. 


As autoridades também pediram ao Governo Federal o remanejamento das vacinas que sobraram em outros estados para Santa Catarina. Hipótese que também foi descartada, pois não há vacinas suficientes e, segundo técnicos do Ministério da Saúde, os métodos de higiene é que podem controlar o problema na região.

A reunião foi interrompida para discussão do outro tema em pauta, a questão dos resíduos sólidos no vale do Itajaí. O assunto da gripe deve ser discutido novamente em outros encontros que serão agendados durante esta semana.

Enquanto isso, os números de casos confirmados e de mortes no município são:

- 47 casos confirmados de gripe A.
- 5 pessoas na UTI.
- 6 mortes
- 3 óbitos suspeitos.

OBSERVAÇÕES

- Os vereadores que tanto cobraram uma posição do Executivo, não participaram da reunião.
- O Presidente da Câmara, Jovino Cardoso Neto, chegou a ir até o encontro, mas saiu antes das discussões.
- Eles alegam que todos os postos de saúde estão capacitados para atender o público, mas, nesta semana vi um médico recusar atendimento porque faltavam 15 minutos para a unidade de saúde fechar.
- Alguns entrevistados não gostaram do meu questionamento: afinal, por que não cancelaram a reunião sobre resíduos sólidos para discutir todas as ações de prevenção da gripe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário