quarta-feira, 27 de maio de 2009

A SAGA DO ASSALTO

PREOCUPAÇÃO

Estava conversando esta semana com a assessora de imprensa de um banco de Blumenau e ela, assustada, me sugeriu que fizesse uma matéria com dicas sobre segurança. Disse que está surpresa com a quantidade de assaltos no município – que acontecem em todos os lugares, até mesmo nas principais ruas da cidade.


A SAGA DO ASSALTO


Falando nisso, lembrei de uma história engraçada (aliás, engraçada agora – no dia levei um baita susto).

Eis que um belo dia, minha mãe estava dormindo, quando escuta um barulho na janela. Meio sonolenta, nem ligou, pois nunca imaginava que nossa casa poderia ser assaltada em plena luz do dia – lá pelas três horas da tarde.

Mas o barulho persistia. Até que ela resolveu levantar para ver o que era. Na hora imaginou que fosse um primo que tem costume de bater em todas as janelas para depois aparecer (sim..parente a gente não escolhe...).

Mas o susto foi grande quando ela olhou pela janela e viu três homens tentando arrombar a casa. Desesperada, correu para o quarto e se trancou. Pegou o telefone sem fio e ligou para a polícia. Mas...a Lei de Murphy impera. O telefone estava com a bateria quase acabando e só deu para falar que tinha alguém entrando na casa – não deu tempo nem de dizer endereço, nome, enfim, o básico para que alguém acreditasse nela.

Ainda mais desesperada e crente que a polícia não viria, ela resolveu sair do quarto e “atacar”... isso mesmo..”atacar” os assaltantes. A primeira idéia dela foi jogar um vaso na cabeça do primeiro que aparecesse. Mas ela amava muito aquele vaso e a ação sujaria toda a casa...então desistiu.

A segunda idéia foi pegar uma faca. Ela abriu a gaveta, escolheu, escolheu, mas não achou nenhuma tão ameaçadora que colocasse medo nos bandidos. Até que ela teve a brilhante idéia de pegar um espeto – isso mesmo, aqueles espetos de fazer linguicinha – abrir a porta e sair correndo em direção aos ladrões.

Até hoje eu imagino a cara deles...

Diz minha mãe que primeiro eles ficaram brancos..mas brancos mesmo.. depois saíram correndo cada um para um lado. E minha mãe, que não é fraca, saiu correndo atrás. E quando ela está virando a esquina da casa (ainda correndo), ela bate de frente com um policial (e quase mete o espeto no coitado).

O policial, todo confuso, pergunta quem é o ladrão da história e logo em seguida sai correndo atrás dos rapazes. Conseguiram pegar os três.

E lá estou eu, no trabalho, quando recebo uma ligação informando que minha casa foi assaltada. Quase caí dura!!! Mas aí a pessoa do outro lado da linha advertiu: “não se preocupe, tua mãe reagiu!”. Nesse momento, nem senti minhas pernas.
Mas aí fiquei na dúvida: era pra ir para a delegacia registrar boletim contra os ladrões ou soltar minha mãe??? Na verdade os policiais só queriam informar que nada poderia ser feito, pois eles já haviam prendido aqueles indivíduos algumas vezes e, no entanto, no dia seguinte estavam soltos.

É meus amigos...hoje acho graça, mas esta é a nossa triste realidade. A INsegurança está aí em todos os lugares. Pelo menos conseguimos sair bem desta história.

Obs: nunca tente fazer isso na sua casa. Use o espeto apenas para a linguicinha.


CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA

E por falar em segurança, acontece nesta quinta e sexta-feira a Conferência Municipal de Segurança Pública no município de Blumenau. O evento objetiva definir os princípios e diretrizes orientadoras da Política Nacional de Segurança Pública para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Nem preciso falar da importância da comunidade participar de um evento deste – afinal – a insegurança está aí: nos nossos lares, na escola, nas ruas, em todos os lugares. E somente com a participação da população vamos mudar esta realidade (porque se esperarmos por vontade política....).
A conferência acontece na Faculdade IBES/SOCIESC, a partir das 18h30, desta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário