Amanhã, 27, é o Dia Nacional da Mata Atlântica, que é o bioma mais rico do planeta – só de espécies vegetais são mais de vinte mil.
A data é importante e eu estaria feliz se não fosse uma triste realidade: originalmente a floresta cobria 15% do território nacional, no entanto, 93% já foi devastado!
Aqui não é diferente
Ontem foi divulgada uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que aponta Santa Catarina como o segundo Estado brasileiro que mais destruiu a cobertura da mata atlântica entre os anos de 2005 e 2008.
Pelo levantamento, restam apenas 23,39% da cobertura vegetal em nosso Estado!
Só Minas Gerais conseguiu devastar mais do que Santa Catarina.
O relatório completo pode ser acessado no site: www.sosmataatlantica.org.br no link “Fundação e Inpe divulgam novos dados do atlas”.
Pergunta que não quer calar
Outro dado importante do relatório é que as unidades de conservação (parques e reservas) cobrem apenas 2% do território catarinense. Portanto, quase toda a preservação da floresta depende de pequenos e grandes proprietários rurais.
E o novo Código Ambiental de Santa Catarina? Favorece quem?
Pelo que sei...os proprietários rurais...
Parabéns Danubia esta add no meu blog
ResponderExcluirSerá que dá para entendermos o que aconteceu em novembro? Será que fomos nós os causadores de tantas desgraças?
ResponderExcluir