domingo, 24 de maio de 2009

RETRATOS DE NOVEMBRO

Fui contratada para fazer um material impresso sobre as chuvas e desmoronamentos de novembro. Este jornal será entregue em todo o Estado para os trabalhadores da Celesc.
Hoje, quando comecei a escrever, me deu um aperto no coração. Relembrei os momentos que passei e também aqueles que presenciei pela TV e por relatos de amigos.

Segue abaixo apenas um trecho do material:

“O dia 22 de novembro ficará para sempre na memória dos catarinenses. As chuvas consecutivas, que assolaram o Estado por cerca de quatro meses, iniciaram nesta data um verdadeiro dilúvio de destruição. A catástrofe ganhou proporções maiores que a enchente de 1984, que assolou o Vale do Itajaí. Desta vez, além das enchentes e enxurradas, a população sofreu com os desmoronamentos. Foi uma fúria jamais vista numa região já acostumada e sujeita a estes fenômenos”.

....

“Ruas sumiram do mapa, casas foram devastadas, bens soterrados. As famílias estavam desoladas, muitas sem informação do que acontecia, sem alimento, sem água e energia. Enquanto isso, o socorro vinha pela terra e pelo ar. Helicópteros da FAB resgatavam as pessoas em áreas de difícil acesso e pela terra elas recebiam os primeiros socorros...”

2 comentários:

  1. Com certeza esse material terá um apelo emocional muito forte. É tudo ainda muito recente, e principalmente aqueles que sofreram na pele com a catástrofe, levarão por vários anos, talvez pela vida toda, a lembrança destes fatídicos dias.

    Informe-nos depois caso haja possibilidade de adquirir um material destes para arquivo.

    Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  2. Danubia, Parabéns pelo blog. Acessa www.samublu.blogspot.com onde você pode encontrar conteudo sobre está matéria. Vamos colocar depoimentos dos profissionais que atuaram de forma direta na catastrofe. Sucesso para seu Blog.

    ResponderExcluir