quinta-feira, 18 de junho de 2009

DESABAFO

Muito me entristece a decisão do Supremo Tribunal Federal que declara inconstitucional a exigência obrigatória de diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Digo isto, pois para mim, representa muito mais do que apenas a regulamentação de uma profissão.
Sei que para ser um bom jornalista é preciso muito mais do que um diploma. A experiência, o caráter e a capacidade de perceber e escrever sobre as coisas são grandes diferenciais.
Nossa região conta com muitos destes profissionais. São, aliás, grandes profissionais que aprenderam com a escola da vida e são referências na área da comunicação.
Não se pode excluir do mercado estes trabalhadores, pois são eles que servem de exemplo e de modelo para os acadêmicos e são eles que fazem, com excelência, a arte de informar com qualidade nossa população.
Mas convenhamos, independente da profissão, é necessário se informar, capacitar e aprender cada vez mais, principalmente na área em que atuamos.
Deixar de exigir o diploma é estimular a mesmice. É a vontade de não mudar para melhor!

Hoje não sentiremos diferença, pois grande parte de nossos comunicadores faz com qualidade e ética seu trabalho. Mas, e no futuro? Será que o ensino fundamental do nosso país tem uma base tão forte que nem formação universitária será preciso?

Chego a pensar que é bem este o objetivo: desestimular a informação e o senso crítico!

E a desculpa para isso é que ainda “defendem a liberdade de expressão”!

Tenho algumas sugestões ao STF: ao invés de discutir a exigência de diploma, vamos discutir formas de TODOS terem acesso a uma faculdade – que infelizmente no Brasil é para poucos.
Vamos discutir o fim das penas brandas para nossos representantes corruptos (aliás, quando eles são penalizados...o que raramente acontece).
Vamos discutir formas de melhorar a educação neste país!
Somente assim, meus caros, vamos garantir nossa liberdade de expressão. Pois quem não sabe o que falar, não tem voz!!!

Nem mais, nem menos.
E desculpem meu desabafo...

4 comentários:

  1. Textos bem produzidos sempre indicarão destaque técnico na sua profissão.
    Parabéns!


    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Mais que um desabafo, serve como um grito de alerta, que não pensemos que essa derrota é só dos Jornalistas, é de cada um de nós que luta por um mínimo de ética. Hoje são os Jornalistas e o amanhã? Parabéns pelo belo (desabafo)texto.

    ResponderExcluir
  3. Excelente o desabafo. Apesar de ser publicitário por formação, também não consigo concordar com o STF. Já passamos da era em que radialista ou repórter não precisava do canudo. O "canudo" deveria fazer valer àquele profissional que estudou longos 4 anos a profissão de Jornalista. Com esta medida, o STF está desestimulando os estudantes a cursar Jornalismo. Eu tenho formação em Publicidade e acho que pelo menos para diplomas em Publicidade, RP e Radialismo e TV os jornais e TV´s deveriam abrir as portas, vc não acha Danúbia ?
    Bj e boa semana !

    ResponderExcluir
  4. Olá Danúbia!

    Nossa Suprema Corte estava sendo muito bem conduzida anteriormente. Infelizmente não podemos mais fazer tal afirmação. Como num passe de mágica, parece que as decisões se voltam contra a população que é a que mais precisa de um profissional com senso crítico apurado e que com inteligência saiba levar a verdade a toda a sociedade. Com certeza, o curso universitário só irá ajudar. É preciso desabafos como o seu, que sou testemunha de seu trabalho incansável na busca de uma melhor qualidade de vida, principalmente para os menos favorecidos. Valeu Danúbia, conte comigo. Packer

    ResponderExcluir